quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MENSALÃO LEGALIZADO


Há certo tempo que deixei de ter posição política definida. O PT me decepcionou muito e, como paulista, não confio no PSDB. O PT também não tem mais ideologia política, igualmente a mim, mas não divulga isso em um blog.

Por conta disso, me sinto a vontade para falar de qualquer “lado” da política, pois para mim não votamos, mas simplesmente escolhemos que irá brincar com o nosso dinheiro pelos próximos 4 anos. Todos tem a mesma ideologia: Estar no poder.

O Brasil é um país que deu errado e nunca dará certo. É como uma casa com a fundação mal feita, não adianta remendar.

O brasileiro ficou horrorizado com o “mensalão”. O brasileiro exigiu e comemorou a punição dos envolvidos.

Mas, o que foi o mensalão? Esse esquema se tratou de uma manobra para utilizar dinheiro público desviado através de diversas empresas públicas er privadas para comprar o apoio de partidos e o voto de deputados. Claro que essa prática merece punição exemplar.

O que me intriga é que o governo tem uma ferramenta de compra de votos de parlamentares totalmente legalizada e que não causa estranheza na maior parte da população. Após cada eleição presidencial o novo presidente precisa comprar o apoio de partidos que foram aliados na campanha e que, provavelmente, serão aliados na Câmara e no Senado. Para isso, o novo presidente doa Ministérios aos seus amiguinhos. Caso o partido seja nanico, ganha uma Secretaria com status de Ministério.

Porque negociar Ministérios é tão normal assim? Ministérios são verdadeiras empresas com orçamento na casa dos milhões (ou bilhões), contratos com empresas privadas, que fazem licitações bilionárias e que empregam muita gente. Ganhar um Ministério é ganhar o poder de trabalhar com o dinheiro do contribuinte e a oportunidade de se beneficiar desse poder.

O Brasil é, realmente, um país que deu errado. A quantidade de partidos políticos faz com que o presidenciável, para ter tempo de TV, prometa um pedaço do bolo para cada aliado. A própria lei eleitoral ajuda a corrupção. Esse problema não existiria se os partidos tivessem ideologia, mas como o tempo de TV vale muito mais que ideologia, podemos ver fotos históricas como essas:



Depois de eleitos, os presidentes não governam se não tiverem apoio no Senado e na Câmara. Então pague apoio com um ministério, ora! O PMDB não se preocupa em ter presidente, isso é bobagem. O foco é ter senadores e deputados.

O nosso sistema é uma porcaria.

Graças a esse “mensalão legal” temos hoje ministros espetaculares. Marcelo Crivella é, por sua biografia, engenheiro civil, líder religioso, escritor e cantor gospel. Pela dívida de Dilma Rousseff com o PRB, o nosso cantor gospel exerce também a função de MINISTRO DA PESCA E AQUICULTURA.

O nosso ministro de Minas e Energia é o Edson Lobão. Político, jornalista, advogado e íntimo da família Sarney, Edson é o responsável por fazer o país produzir energia elétrica. Edson é filiado ao PMDB, partido que é historicamente conhecido por ficar do lado que ganha e que está no poder (ou melhor, ao lado dele) desde a ditadura. O PMDB consegue ter menos ideologia que o PT, mas o ponto positivo é que não negam isso. Se José Serra tivesse ganho em 2010, Edson Lobão seria ministro de Minas e Energia do governo Serra.

Não quero dizer que não podemos ter ministros de outra formação acadêmica. O próprio José Serra foi um dos mais importantes e atuantes ministros da saúde brasileiros, mesmo sendo economista. Mas existem casos em que é visível a utilização de Ministérios como pagamento de apoio político. Vimos recentemente casos em que partidos ameaçaram deixar a base do governo se não “ganhassem” ministérios. O PMDB tem 5 Ministérios e quer o da Integração Nacional. A moeda de troca será o apoio à Dilma Rousseff em outubro.

Outro problema recorrente da venda de cargos é a necessidade de se criar mais Ministérios. O Brasil conta com 39 Ministérios ou “Secretarias com status de Ministério” e o custo para manter essa engrenagem é de R$ 58 bilhões anuais. Para se ter ideia da inutilidade de tantos Ministérios, Barack Obama governa a maior economia do mundo com 15 pastas, a França possui 20, o Japão 19 e a Rússia 30. O Brasil tem tantos Ministérios que não existe mais espaço na Esplanada e o governo paga aluguel para sediá-los. Daqui a pouco teremos Ministérios em Sobradinho e Taguatinga, por falta de espaço em Brasília.

Eu, particularmente, prefiro o mensalão. O dinheiro desviado não deve representar 0,01% das negociatas que rolam nos Ministérios e evita que brinquem diretamente com saúde, educação, segurança, transportes, infraestrutura...

Vender poder sempre será uma prática de qualquer presidente brasileiro. Não sei se já escrevi isso, mas o Brasil é um país que deu errado.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário