quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Peça Friboi




                 

                A Friboi pertence ao maior conglomerado de frigoríficos de carne bovina. Segundo o Wikipédia, tem um valor de mercado de R$ 17,8 bilhões e um lucro em 2012 de R$ 1,2 bilhão.
                Em 2013, a Friboi iniciou uma bem sucedida campanha para tornar-se uma marca conhecida. Chamou um artista de grande credibilidade, Tony Ramos, para sair pelo Brasil perguntando se a carne era Friboi ou não. Virou até meme. O nome Friboi se tornou sinônimo de excelência mesmo para pessoas como eu, que não fazem a menor ideia da procedência da carne que comem. Em 2014, uma nova jogada. Um caminhão de dinheiro para fazer o rei Roberto Carlos, aparentemente um ex-vegetariano, dizer que come carne Friboi. Foi a pior propaganda do mundo, Roberto não se deu nem ao trabalho de cortar e pôr na carne na boca (talvez por ser rei não deva cortar o próprio bife), mas tanto faz. É assunto, o rei numa propaganda. Mas uma vez o nome Friboi dominando a mídia.
                José Batista Júnior, o Júnior da Friboi, será candidato do PMDB ao governo de Goiás. Ex-deputado estadual, ele é filho do dono da Friboi e usa o nome da marca como nome político, do mesmo jeito que o Tiririca. A campanha para tornar o nome “Friboi” famoso pode tornar-se um exemplo de sucesso de marketing político. Graças às campanhas publicitárias da companhia, ele, mesmo desconhecido, já tem nome, slogan, simpatizantes e pode vender a ideia de que possui qualidade. “Peça Friboi” nas urnas, um bom slogan. E seu nome sendo citado país afora.
                Sinceramente não sei o efeito que as propagandas da Friboi tiveram para o valor da empresa. Acredito que nem os donos da empresa. Sinceramente nunca vi uma empresa deste tipo investindo tanto em marketing. Os olhos deles estão voltados para outubro e só veremos se as peças publicitárias foram bem-sucedidas ou não esse ano após a abertura das urnas. Tony Ramos e o rei não foram usados para vender carne, são cabos eleitorais, mesmo que talvez nem saibam disso.         
                O que leva o dono de uma empresa com um lucro de R$ 1,2 bilhão por ano a concorrer ao governo de um estado? Provavelmente a taxa de retorno. Ele espera obter nos 4 anos de mandato um valor maior do que os R$ 1,2 bilhão que ganha vendendo carne. Está, inclusive, no partido certo para este tipo de planos. O cargo deve realmente trazer coisas boas, para justificar tanta publicidade. Enquanto isso, faça a sua parte: Peça Friboi.

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